Masculino e feminino orgasmo
No plano sexual sabemos que os homens reagem diante de um estímulo de forma mais rápida que as mulheres, podendo ter uma ereção em 10 segundos, enquanto a mulher demora quase o dobro em se excitar.
Mas quando o assunto é atingir o clímax.
Apesar dos homens e mulheres reagirem de forma diferente com o estímulo sexual, é interessante saber que existem poucas diferenças entre o orgasmo dos homens e das mulheres, e que elas não são apenas físicas, devido à diferença dos órgãos sexuais, mas também fisiológicas.
Apesar disso, existem duas diferenças fundamentais: a primeira delas é que normalmente os homens ejaculam durante o sexo, um processo que costuma acompanhar o orgasmo masculino. A ejaculação e o orgasmo não são a mesma coisa, podendo acontecer um sem o outro, mas como eles normalmente chegam juntos, costuma-se falar deles como se fossem a mesma coisa.
Também é verdade que existem mulheres que conseguem ejacular, mas são a exceção à regra, já que não é considerada uma reação sexual feminina.
Já que as mulheres não ejaculam, não passam por esse período refratário, por isso possuem a capacidade de ter vários orgasmos em um mesmo encontro sexual e podem ser multiorgásmicas. É preciso lembrar que nem todas as mulheres são multiorgásmicas, e nem todos os homens possuem só um orgasmo por encontro sexual.
Os homens que praticam o sexo tântrico, usam sua concentração durante o encontro sexual e são capazes de experimentar um ou vários orgasmos antes de ejacular. Porém o mais comum é que o homem depois de ejacular deva esperar um período de tempo antes de conseguir outro orgasmo, e essa é considerada uma das diferenças básicas com a capacidade feminina de conseguir vários de forma sucessiva.